O Louvre em 2025: 9 milhões de visitantes e desafios para construir o futuro desta cidade das artes
- Caese Brasil

- 7 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 5 dias
O Louvre em 2025: 9 milhões de visitantes

Em um ano em que o turismo internacional no Brasil bateu recorde com mais de 9,2 milhões de visitantes estrangeiros, também vimos o Museu do Louvre — a instituição cultural mais visitada do mundo — ultrapassar a marca de 9 milhões de visitantes em 2025. Esse número, confirmado por relatórios recentes, destaca a magnitude do fenômeno global do turismo cultural e a força contínua de Paris no cenário mundial — especialmente em suas instituições mais emblemáticas.
Roubos de joias, greves e acontecimentos que marcaram o cotidiano cultural: 2025 foi um ano intenso para a cidade-museu de Paris. Apesar dos desafios — incluindo paralisações de funcionários que chegaram a obrigar o Louvre a abrir suas portas por apenas um período do dia — o museu manteve uma frequência excepcional. Em um desses dias de paralisação, visitantes enfrentaram filas de mais de quatro horas sob uma paisagem de neve que tornou a espera em si uma experiência única.
Com quase 800 anos de história, o Museu do Louvre abriga cerca de 35.000 obras expostas em mais de 72.000 m² e recebe, em média, 30 mil pessoas por dia. Localizado no prestigiado endereço Rue de Rivoli, 1er arrondissement, o bairro e o museu tornaram-se sinônimos de arte, cultura e identidade parisiense.
Destaques de 2025
Entre os pontos altos do ano, a exposição Louvre Couture. Objets d’art, objets de mode foi um dos eventos mais visitados, reunindo mais de 1 milhão de visitantes entre 24 de janeiro e 24 de agosto. Tivemos a honra de estar presentes e testemunhar momentos marcantes junto ao público e a figuras influentes do mundo cultural.
Quem visita o Louvre
Os dados de 2025 refletem a dimensão global da instituição:
73 % dos visitantes eram estrangeiros, com cerca de 40 % vindos de fora do Espaço Econômico Europeu.
44 % dos visitantes tinham menos de 26 anos.
Aproximadamente 3 milhões de pessoas (30 %) beneficiaram-se de entrada gratuita em 2025.
A partir de 14 de janeiro, visitantes estrangeiros maiores de idade passaram a pagar uma tarifa diferenciada: 32 €, em vez de 22 €.
O “Louvre nosso de cada dia”
Desde 2023, estamos presentes na história recente do Louvre com projetos de educação que conectam arte e sustentabilidade. Atuamos em encontros com pesquisadores, formações e iniciativas voltadas às juventudes, incentivando que a arte se torne um caminho para respostas às questões mais urgentes do nosso tempo.
O Louvre segue sendo mais que um museu: é um espaço vivo de memória, criação e transformação, mesmo — e especialmente — quando o mundo lá fora desafia a democracia, os direitos das mulheres, a igualdade social, e o acesso à cultura para todas e todos.
Por meio dos nossos projetos de educação, arte e sensibilização, estamos no Louvre todos os dias construindo novas histórias nessa cidade da arte que não para.





Comentários